como alisar o cabelo masculino

Como alisar o cabelo masculino – veja como fazer passo a passo

Você já ficou na dúvida de como alisar o cabelo masculino? Existem algumas dicas que você deve seguir para se conseguir o resultado desejado.

Os cuidados com a pele, roupas e cabelo já deixou a muito tempo de ser um tabu para o público masculino, afinal um homem que se preocupa com sua aparência assim com  sua maneira de vestir, passa um aspecto de homem mais confiante, maior auto-estima e acredite, ajuda até na hora se conseguir um emprego.

Não tem jeito, os cabelos também são um cartão de visita para o homem, e para quem quer se aventurar no alisamento dos cabelos saiba que as químicas alisantes usadas nas mulheres podem ser usadas nos cabelos masculinos tranquilamente.

E a regra continua sendo a mesma para qualquer tipo de tratamento nos cabelos, procure um bom profissional. Os cabelos masculinos podem ser alisados com escova progressiva, escova inteligente, escova definitiva, guanidina, tioglicolato de amônia, hidróxido de sódio, entre outros componentes químicos que modificam a estrutura capilar. Mas antes disso é importante o profissional fazer o teste da mecha para ver como anda a saúde do seu cabelo.

 A hidratação dos cabelos é um fator fundamental quando se fala em usar qualquer tipo de química nos cabelo, e para o alisamento dos cabelos masculino não é diferente. Caso você queira usar um método mais natural, é possível usar o secador e a chapinha, protegendo sempre os fios com produto para “brushing termo ativado”, fundamental para não ressecar o cabelo durante o processo.

O alisamento de cabelo masculino segue as mesmas regras e cuidados de um alisamento no cabelo feminino onde é necessário a aplicação do produto para modificar a estrutura do fio depois neutralizar a química, remover todos os resíduos e retocar a raiz pelo menos uma vez ao mês para manter o cabelo com o mesmo movimento.  Use pomadas de modelar, finalizadores ou leave-in para conseguir um resultado mais natural depois do alisamento.

Passo a passo de como alisar o cabelo masculino

Primeiro escolha o produto de sua preferêcia, existem várias opções disponíveis no mercado, mas muita atenção! Não use “misturinhas” fornecidas pelo cabeleireiro da esquina ou marcas pouco confiáveis. Use produtos com selo de aprovação da ANVISA, que comprava que as substâncias usadas não excedam o recomendado.

1 – Não lave seu cabelo durante 2 dias no mínimo. A oleosidade do cabelo vai ajudar a não vai agredir o seu couro cabeludo;

2 – Faça o teste da mecha. Aplique o produto em uma pequena parte do seu cabelo para ver como ele irá reagir. Se você perceber alguma coceira intensa no couro cabeludo, pare por aí, é bem provável que você tenha alguma alergia a fórmula usada.

3 – Se não houver nenhum problema, aplique o alisamento com pincel e pente fino ao longo do cabelo;

4 – Importante ler as recomendações do fabricante a partir dessa etapa para saber o tempo de reação, porque pode variar de produto para produto;

5 – Após isso e depois de utilizar os outros produtos que acompanham o kit seguindo as recomendações, lave seu cabelo com xampu sem sal e condicionador;

6 – Para finalizar faça uma hidratação no cabelo e deixar agir;

7 – Enxágue e exiba suas madeixas :) .

Abaixo você pode conferir dois vídeos com passo-a-passo de diferentes processo de alisamento.

Este outro vídeo é de um alisamento feito em um cabelo bem crespo e curtinho.

67 ideias sobre “Como alisar o cabelo masculino – veja como fazer passo a passo

    1. agregolin@gmail.com Autor do post

      Olá Lucas!
      Depende de vários fatores: Crescimento, produto usado e o tipo do cabelo, mas na média de 2 a 3 meses.

      Responder
      1. Vinicius

        Ei cara existe algum alisante para comprar que custe uns R$ 15,00 na farmácia ? Pq meu cabelo quando está molhado parece ser mais fino, mais depois que seca, ele fica mais grosso e um pouco armado !!! POR FAVOR ME RESPONDA RÁPIDO OU ME MANDE UMA MSG NO MEU MSN :

        Responder
        1. Cabelo Masculino Autor do post

          Desconheço Vinicius e se existir tenho minhas dúvidas quanto a qualidade. Tenha dó do seu cabelo, não use um produto qualquer, junte e compre um de qualidade. Quanto ao seu cabelo ficar mais grosso quando seca, use um produto sem enxague próprio para o seu cabelo, vai definir e hidratar melhor.

          Responder
  1. Denis

    Eu ja fiz alisamento e ficou um resultado muito bom…
    Porém, ele deu uma crise de ressecamento. Então, tive que fazer algumas sessões de “cauterização”,
    pra ele se adaptar. Hoje e mantenho ele sempre liso…
    O que me chamou mais atenção é o tempo de retoque. Por que eu faço a cada três meses.
    Gostei das dicas… OBRIGADO

    Responder
    1. agregolin@gmail.com Autor do post

      Olá Anderson,

      Cada cabelo tem uma estrutura e resistência para os diferentes tipos de produtos existentes no mercado. O ideal é você consultar o seu cabeleireiro para ele fazer o teste da mecha para ver como o seu cabelo se comporta. Entre os vários produtos disponíveis por aí, tente o X-tenso da Loreal ou All Nature.

      Responder
        1. cidaramos13@gmail.com

          Pelas informações do produto ele não tem formol.E sim, ele pode ser usado no cabelo masculino também, mas você deve de preferência procurar um profissional para fazer a aplicação.

          Responder
    2. Asha

      MInha esposa vive me ofeercendo o Moroccan Oil para eu usar. Nunca usei pois sempre achei que daria aquele aspecto oleoso, com jeito de sujo, e sinceramente achei que sf3 funcionava nos cabelos femininos…parabe9ns pelos seus cuidados com o cabelo, confesso que sou meio relapso com os meus, mas vou experimentar o Moroccan…

      Responder
  2. emerson

    eu tenho o cabelo bem cacheado e grosso fiz luzes no cabelo, com quanto tempo eu posso relaxa-lo sem tirar as luzes ou cortar? pois queria os cachos mais abertos e claros

    Responder
    1. Cabelo Masculino Autor do post

      Emerson,
      Embora seu cabelo esteja com a aparência forte, o recomendado é esperar 30 dias entre o uso de uma química e outra. Além de um bom cabeleireiro, procure um especialista em química de cabelo, pois já vi resultados desastrosos em opiniões de “pseudo-cabeleireiros”. Mas o que sua cabeleireira disse é verdade, o uso de diferentes marcas podem arruinar i seu cabelo, pois elas usam dosagens diferentes e produtos que podem não se adaptar com as químicas que ainda estão em ação na sua estrutura capilar. Tente um bom especialista, é mais seguro.

      Responder
  3. emerson

    continuando o coment… eu costumo fazer hidratações com a linha novex da embeleze, eu costumo fzer a hidratação ums duas vezes por semana com essa marca, alternando entre a linha óleo de argan, repositor de massa, brilho e queratina. eles estão num estado ótimo , estão fortes, sem qualquer sinal de quebra, a cabelereira que fez as luzes disse que correria o risco de emborrachar e quebrar se eu usa-se a linha da marca “esfera”, perguntei sobre a marca “hairlife”, poi uma vez decolori o cabelo e pintei de azul e mais ou menos 2 semanas depois fiz um relaxamento com a linha hairlife e não emborrachou e nem quebrou, e ela me disse que não havia nenhum problema, que não desbotaria ou emborracharia, mas queria mais de uma opinião.
    vou aguardar resposta…
    Abraço!

    Responder
    1. cidaramos13@gmail.com

      Então, já que o seu cabelo está tão forte como você está dizendo pode fazer, mas com uma pessoa que seja muito dedicada, para acompanhar o seu processo e verificar a cada momento como o seu cabelo está reagindo. Para não passar do tempo e emborrachar. Ok? Obrigada pelo comentário.:)

      Responder
  4. rodrigo correia da silva

    olá,gostei muito dessas dicas,mas, eu queria saber se há algum método 100 porcento natural que resultasse em um cabelo rasoavelmente liso,tenho cabelos ondulados mas não gosto do meu cabelo assim …

    Responder
      1. cidaramos13@gmail.com

        Completando a resposta…
        Rodrigo, todas as receitas caseiras e naturais dão um resultado apenas temporário. E acho que não é isso que você deseja não é?

        Responder
  5. Richard

    Olá, gostaria de receber uma indicação de um produto específico para alisar e um para hidratar que não seja muito caro.O meu cabelo é fino e levemente ondulado.Obrigado.

    Responder
    1. cidaramos13@gmail.com

      Olá Richard,
      Dentre as marcas que podemos citar estão All Nature, Tânagra, L’oréal X – Tenso e o alisante Issy.
      Para Lavar:
      1 – Pantene Pro – V Reparação Intensa – Shampoo e Condicionador 200ml

      2 – Natura Plants Hidratação Reparadora – Kit completo

      3 – Dove Reconstrução completa – Shampoo e Condicionador 200ml

      Para hidratar:(Receita caseira)
      1 – Creme de hidratação e tratamento Novex 10 ativos em 1 – 1 Kg

      2 – Bepantol líquido – 50 ml

      3 – Açúcar Cristal

      Em uma recepiente separado misture 5 ml de bepantol líquido ( 1 tampinha + ou – ), três colheres de sopa de creme de tratamento e duas colheres de açúcar cristal. Como está difícil de encontrar o bepantol líquido fizemos um artigo no link acima. Após misturar passe no cabelo seco e deixe agir durante 20 minutos, depois lave com shampoo e condicionador.
      Além do brilho seus cabelos ficarão mais fortes, diminui volume e bem solto facilitando o penteado.
      Essa receita é para mulheres mas serve em cabelo masculino seco, danificado e sem brilho.

      Responder
  6. Thiago Caldeira

    Olá, boa noite !

    Queria uma dica se possivel. Possuo um cabelo curto, meio crespo e ondulado. Sempre eu opto por cortá-lo na maquina 2. Teria um corte de cabelo mais moderno que se adequasse conforme as caracteristicas citadas acima?, já tentei aplicar um alisante, mas não obtive um resultado satisfatório, pois meu cabelo também é bastante seco.
    Desde já fico grato !

    Responder
    1. cidaramos13@gmail.com

      Olá Thiago, a sua dúvida é muito comum, e como já falei para outras pessoas o mesmo vou falar pra você. Não dá para dar dicas de corte sem ver uma foto boa que mostre o seu tipo de rosto e cabelo.Mas para dar dicas sobre produtos para alisamento, é complicado. O indicado é que você procure um bom profissional, que faça um teste em uma mecha do seu cabelo, veja qual é o tipo indicado para ele, e aplique o produto com a técnica apropriada. Assim você vai poder te a certeza de que o resultado será bom. Usar qualquer produto no escuro sem saber se é ou não indicado para o seu cabelo, pode causar danos irreparáveis, inclusive de natureza alérgica.Por isso tenha cuidado, procure um profissional. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Responder
  7. Igor

    Olá, boa noite.
    Eu aplico relaxamento com a linha da L’oréal X – Tenso, e nunca dura mais do que um mês.
    Toda Vez que é aplicado no meu cabelo ( Ressecado, Crespo), após a aplicação do relaxamento fica ótimo, com ele molhado. Mas quando seca, volta a ter o aspecto de ressecado, MUITO resseca.
    Tanto que eu vou passar o pente ou algo assim, nao vai pra onde eu desejo.
    Oque sera que acontece ? PS: O meu corte é igual ao da foto do lado direito !

    Responder
    1. Cabelo Masculino Autor do post

      O alisamento é um procedimento químico e como tal na hora que penetra no fio para conseguir o resultado do alisamento, enche os fio com uma quantidade de produto, que resulta de certa forma, em um agressão que desconstrói um fio ondulado para promover o resultado de fio liso. Depois desse processo, o fio com o produto quimico naturalmente vai se tornar ressecado. Portanto, para quem faz um alisamento as hidratações continuas e semanais tem que se tornar um hábito.
      Espero ter ajudado, uma abraço.

      Responder
  8. Henrique Caetano

    Olá !
    Eu queria saber por que depois dos 3 dias quando eu vou tomar banho por que o cabelo não fica tão liso quando o cabeleireiro faz a progressiva ?
    Eu queria dicas de manter o cabelo bem Liso !

    Responder
  9. Aleksander

    Assim,Eu usava guanidina,e o meu cabelo só ficava bom com ele molhado,quando secava ficava uma palha,e meu cabelo é crespo,se eu passasse esse X-tenso no meu cabelo ele ficará bom mesmo com o cabelo secos,e se X-tenso não poder passar no meu cabelo pq eu ouvi falar que quem passa guanidina no cabelo não pode passar esse tipo de produto,então se não poder me indique outros alisamentos químicos bom,que dure bastante tempo e que fico bom mesmo secos

    Responder
    1. Cabelo Masculino Autor do post

      Aleksander,
      Impossível fazer essa análise assim. Indicar produto, tipos de alisamento ou químicas para cabelo pela internet não existe. Alisamento de cabelo não é brincadeira. Se o seu cabelo está nessa situação, procure um bom especialista para avaliar como seu cabelo está, mas desde já adianto, misturar químicas dá mer…! Corte o seu cabelo e deixe crescer para não ficar resquício de outras químicas, daí sim vc pode pensar em usar outro produto com um bom especialista que faça o teste da mecha e te indique um produto apropriado.

      Espero ter ajudado, boa sorte e um abraço!

      Responder
  10. Roberto

    Ola meu nome é Roberto, tenho 15 anos ,, Meu cabelo ñ é crespo, ele é digamos igual ao do Reinaldo Janikne agora, comprei um produto chamado Origem Now q minha irmã de 17 anos q ta fazendo curço ipd cabeleireira e me indicou,, gostaria d saber se é um bom produto E se têm melhores?? E oque usar pra hidrata-lo ?? (sabonete, shapoo, etc???

    Responder
    1. Cabelo Masculino Autor do post

      O produto X-tenso da loreal é muito bom. Tem um pra cada tipo de cabelo, esse que vc falou nao conheco.
      Use todos os dias xampu e condiconador para cabelo crespo e creme sem enxague, hidratação uma vez por semana com um produto também ajuda.

      Responder
  11. Luiz

    Olá meu cabelo é bem crespo e seco eu gostaria de saber qual produto eu poderia usar nesse caso?
    e eu gostaria de saber qual o valor e aonde eu poderia encontrar esse produto

    Responder
    1. Cabelo Masculino Autor do post

      Olá Luiz!
      Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Via de regra, todo cabelo crespo é seco. Porque? A oleosidade natural do cabelo não chega até as pontas, diferente de um cabelo liso, portanto o cabelo menos hidratado, consequentemente seco. Alisamento é uma coisa, hidratação é outra. Procure um bom salão, faça o teste da mecha para saber se o seu cabelo irá aceitar bem o produto alisante. Para amenizar o problema do cabelo muito seco, faça hidratação um vez por semana.

      Responder
  12. Jefferson Caetano

    Olá, eu tenho cabelo cacheado, o fio e crespo e bem grosso e fiz definitiva faz uns 2 meses, ele ficou liso, mas com o passar do tempo ele foi ficando super armado, e tá bem ressecado, eu queria saber que produtos posso usar pra diminuir o volume, pra ele dar uma abaixada e se fazer hidratação resolve o problema, obrigado!!

    Responder
    1. Cabelo Masculino Autor do post

      Mudanças de química e processos repetitivos de alisamento e coisas do tipo detonam o cabelo com o passar do tempo. Dá um descanso, deixa o cabelo crescer, use hidratantes e produtos que reconstituem os cabelos quimicamente tratados ou danificados pelos alisamentos. Nessa matéria aqui explica sobre algumas ampolas para tratamento dos cabelos, vale a pena usar e é mais barato que ir no salão.

      Responder
  13. Luiz Guilherme

    Queria saber c compensa fazer uma escova progressiva ou definitiva,tenho cabelo afro (ele é crespo e enrolado como uma altura de 6 ha 8 cm ) e ja aliso meu cabelo há mais ou menos oito anos mas nunca fui muito feliz com os resultados pretendo deixar ele curto estilo militar mas naum sei c vale o investimento ?

    Responder
  14. Junior Lima Moura

    Queria saber se no site tem algum cabeleleiro pq sei la Aki no de casa os cabeleleiros nao sabem faser certo e eu queria meu cabelo New Order e Meu cabelo é muito longo e liso

    Responder
    1. Cabelo Masculino Autor do post

      Só pelo nome fica mesmo difícil algum cabeleireiro lembrar desse corte, tente levar uma foto, se o cara tiver boa vontade (e souber é claro) vai conseguir fazer. Mas só o corte não adianta viu, precisa de uns produtinhos para manter seu penteado no estilo.

      Responder
  15. Pingback: Cuidados ao fazer o alisamento de cabelo – Da série cuidados com os cabelos parte I - Cabelo Masculino

    1. cidaramos13@gmail.com

      Wesley, a resposta é não, neutralizante é uma coisa, shampoo é outra. Quando você faz o alisamento por exemplo é bom lavar os cabelos depois do procedimento com shampoo anti-resíduo para retirar o produto, mas isso não garante a neutralidade que é necessária depois de lavar com shampoo. Ok? Obrigada pela visita :)

      Responder
  16. Zusmoariku Breath

    Tenho um cabelo de mais ou menos 3 ou 4 centiimetros que ja passou por varias tinturas de diversas cores, por varios tratamentos com alisantes, etc. Meu cabelo nunca passou por queda ou quebra. Os resultados de tinturas sempre sao otimos, porem os resultados de alisamento nunca dao tao certo… O cabelo quando está molhado fica liso, mas quando seca ele fica ressecado e com os fios arrepiados. Quero saber o que é mais adequado para o meu cabelo, se é algum outro alisante, uma inteligente, progressiva ou sei la o que!? Meu cabelo é grosso e ondulado quando está natural, e quando está com alisamento é mais fino mas continua ondulado. Meu cabelo passa por hidrataçao semanalmente, porem é sempre ressecado e ondulado. Diigam-me o que fazer!!!!!!!

    Responder
    1. cidaramos13@gmail.com

      Zusmoariku Breath, o que você deve fazer é ir a um cabeleireiro, um bom profissional para avaliar o seu cabelo de perto, fazer o teste da mecha para poder fazer um alisamento correto com o produto correto para os seus fios. Ficar alisando cabelo em casa não é garantia de sucesso. E eu não posso lhe indicar produtos sem ver o seu cabelo ao vivo. Me parece que os seu tipo de cabelo é o chamado cabelo resistente, e por isso ele é difícil de alisar. Você pode procurar se quiser continuar tentando em casa, uma loja especializada em produtos de boa qualidade (não adianta ficar economizando e levar o mais barato, precisa ser bom) ai falar do seu cabelo e tentar encontrar um produto adequado. Boa sorte, obrigada pela visita e pelo comentário.

      Responder
    1. cidaramos13@gmail.com

      Olha Gabriel, desculpe mas eu não tenho permissão para recomendar produtos,e muito menos tenho condições de fazer isso a distância, sem ver o seu tipo de cabelo, observar os fios e fazer o teste da mecha. Recomendo que vc procure um profissional que possa lhe atender e fazer o diagnóstico necessário para lhe recomendar o produto correto. Obrigada pela visita e pelo comentário :)

      Responder
  17. João Otavio

    Oi,

    Aliasar o cabelo masculino parece ser tranquilo, mas eu queria uma soluçào pra um problema: os cabelos masculinos sao obviamente mais curtos que os das mulheres. Elas podem retocar algo definitivo a cada 3 meses sem que ninguem perceba muita diferença assim, no intervalo de tempo em que a raiz cresce, mas e os homens, o que podem fazer para o cabelo ficar sempre liso? O nosso cabelo cresce e a raiz mais enrolada tira o efeito do alisamento. O que da pra fazer pra evitar isso e ter os cabelos sempre lisos?

    Obrigado!

    Responder
    1. cidaramos13@gmail.com

      João, impossível o que você está querendo.Impossível ter uma raiz lisa o tempo todo sem retoques. O que pode ser feito é escova ou chapinha para amenizar o problema.Obrigada pela visita e pelo comentário.:)

      Responder
      1. João Otavio

        Olá,

        Eu que agradeço a resposta. Nao vejo problema em retocar, mas a questao é: pode retocar toda hora? Com o Neymar na da certo e ele alisa a cada 20 dias, kk.

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>